oi, prazer sou a vanessa briz

Há alguns anos atrás, por volta de 2012, enquanto cursava a faculdade de publicidade e propaganda tive uma das principais descobertas da minha vida – a arte. Instintivamente comecei a desenvolver minha linguagem artística.



Acredito que a arte me ensina a me sentir livre. Livre do futuro. Livre do passado. Livre de arrependimentos. Livre das preocupações.

Senti uma grande necessidade de atender a esse chamado da arte. Acredito que quando uma vocação escolhe você, existe a escolha de tentar fazer algo mais seguro ou se arriscar para atender essa vocação. Eu optei por viver da minha forma de expressão. Ao longos dos anos fui lapidando essa linguagem e hoje expresso uma arte livre, fluída e orgânica. Exploro técnicas de ilustração que buscam representar complexidades e sutilezas humanas, através de simbologias naturais, como o uso de folhagens e linhas, combinados com minha paixão por explorar os olhares dentro das artes. 

Os olhares representam a minha habilidade de exercer olhar detalhado sobre os objetos e situações ao meu redor, acredito que tudo é arte e só precisamos estar abertos o suficiente para perceber. Tudo o que está dentro da nossa experiência diária de vida é especialmente bonito e incrível. A natureza, o espaço sideral e as pessoas que cruzam nosso caminho, trazem uma grande inspiração para o meu trabalho. Tudo que aparentemente está separado, tende a me inspirar – a interconexão entre o que se vê e o que se sente.

Com o tempo, desenvolvi um dicionário de formas e elementos que traduzem essas sensações através de uma expressão artística fluída, aliás essa é a chave do meu trabalho. Por este motivo, dificilmente repito o mesmo desenho. As técnicas de ilustração transitam entre marcadores, tinta acrílica, nanquim, intervenções fotográficas e artes digitais.

Obrigada por ter chegado até aqui e seja bem vindo ao meu universo artístico!